domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vedação da CP

Mais uma vez olá a todos, hoje consegui dar mais um a passo em frente na construção da minha maqueta. Assim hoje concluí a primeira vedação construída por mim.


Quando era criança morava próximo de um apeadeiro da CP, era no tempo em que os apeadeiros tinham a gare em terra batida. Na parte de trás do apeadeiro tinha uma vedação típica da CP, pelo menos aquilo era típico na zona do Norte.


É claro que sempre tive vontade de ter uma vedação igual na minha maqueta, deitei mãos á obra e lá fui eu ver uma vedação real, assim como também tirar as medidas.


Vejam uma foto de uma vedação real:



Segue-se agora o desenho que utilizei para cortar a mascara da peça que ia ter que fazer, desenho já na escala de 1:160. Aliás isto de reduzir este desenho á escala foi um enorme problema pois tornava-se impossível de fazer esta "coisa" á mão, escusado será dizer que tive de fazer ajustes para que fosse possível executar este trabalho á mão. Deixo aqui o desenho para que possa servir a alguém que também tenha uma maqueta na escala N e muita paciência para executar o trabalho.  


Então este desenho foi cortado em vinil autocolante cinzento e colado num material transparente, depois de retirar o material em excesso e deixar as aberturas no material. Tenho que dizer que recorri a uma ploter de corte para cortar o material mais depressa.

Ainda assim já tinha o material transparente que havia sido retirado de embalagem de memórias de pcs., já tinha a máscara cortada para colar em ambos os lados da peça transparente, faltava os pilares com a ponta pontiaguda que se vê na figura mais acima. A peça transparente que falo é muito "porreira" porque tem quase 1 mm de espessura o que fica muito próximo da espessura real da vedação, também já utilizei este método em outros trabalhos.

Mas os pilares vieram a tornar-se um verdadeiro problema, até que um dia estava numa drogaria a comprar um pregos para executar um trabalho. Olhei para a ponta dos pregos e "voilà", eis a solução. Utilizei então pregos de tamanho numero 3, mas tive de os cortar em comprimento com um alicate corta arame. Cortei um monte deles com a mesma altura que é um pouco mais alta que a vedação, não medi cortei a olho.

Depois fui colando prego/vedação/prego/vedação, e quando cheguei aos cantos por vezes a vedação era comprida demais, então segui  o exemplo das vedações reais que é manter a simetria reduzindo ao comprimento sem reduzir ás espessuras das varas de cimento. No fim foi só pintar os pregos com tinta acrílica cinzenta o mesmo cinzento do vinil.

Espero que consigam entender como fiz isto, pois mais uma vez na escala N que eu saiba não existe nenhum produto relacionado com isto. Claro que na escala HO já existe e será só comprar.

Vejam as fotos do trabalho praticamente finalizado, onde só faltam alguns pequenos acabamentos.



Foi o melhor que consegui fazer, podem consultar mais fotos deste trabalho na mensagem do link que se segue:

Estou agora a construir outra vadação, esta será em branco, a seu tempo irei colocar neste blog fotos desse trabalho.

Até breve!


Sem comentários:

Enviar um comentário