domingo, 13 de março de 2011

Os meus pinheiros.

Cá estou mais uma vez para partilhar mais uma ideia que tive, pois não estava muito contente com o tradicional.
Então como sabem gosto mais de fazer do que adquirir feito, e os pinheiros que tenho utilizado são de facto perfeitos e bonitos mas são quase todos iguais (clones). Estes pinheiros de que falo foram adquiridos já feitos das marcas que todos conhecemos (Bush, etc.), não está em causa a qualidade que é excelente.
Depois de muita pesquisa na Internet, pois aqui no Porto não temos tido direito a workshops ou outras actividades que sirvam para fomentar este tipo de hobby, pelo menos que eu tenha conhecimento nunca vi nada por estes lados. Mas relativamente ao resultado da pesquisa encontrei no youtube uns vídeos de um individuo a fazer pinheiros para a maqueta dele na escala HO, a partir desse vídeo consegui fazer os meus pinheiros na escala N. Procurei materiais idênticos aos que ele utilizou mas com mais ou menos metade do tamanho.
Ora aqui vai uma foto do primeiro material que encontrei:


Exactamente, nada mais nada menos que palitos e em dois tamanhos diferentes. Na foto acima alguns já estão pintados em tinta acrílica castanha pois estes palitos serviram para fazer o caule dos pinheiros.
Normalmente os palitos grandes são partidos ao meio para fazer pinheiros maiores, os pequenos utilizei-os para fazer pinheiros médios. Igualmente os palitos pequenos quando quebrados ao meio serviram para fazer pinheiros mais pequenos. Nunca utilizei um palito grande na totalidade, pois ficaria muito grande para fazer um pinheiro na escala N.

Agora segue-se então o segundo material:


Este material é esfregão Scotch Brite e uso para fazer o corpo da árvore, com uma tesoura corto o esfregão em pedaços de tamanho diferentes mais própriamente 3 tamanhos. Vejam nas imagens seguintes:


Estes dois pedaços tem tamanhos diferentes, um terá mais ou menos 2cm x 2cm e o outro terá mais ou menos 4cm x 4cm.










Estes pedaços de esfregão que estão nas fotos acima estão já divididos ao meio na espessura, vejam a próxima fotografia para ver o que quero explicar:

 
Depois de ter todos estes pedaços prontos é só empilha-los num palito como se fosse uma espetada, os maiores em baixo e o menores em cima com cola branca a segurar os pedaços ao "tronco". Vejam a foto seguinte:



Quando o palito estiver cheio ficará assim:


Não esquecer de deixar um palito em baixo para se poder plantar a árvore na maqueta.

Depois de a cola secar será necessário "podar" a árvore primeiro á volta para ficar com um aspecto arredondado, depois com a tesoura na vertical inclinada para dar uma forma tipo cone. Vejam uma foto de um pequeno pinheiro já "podado":


Por fim já com a árvore finalizada, utilizei um spray de cor verde folha e apliquei com suavidade por cima do esfregão, a ideia era dar um pouco de cor clara e não deixar o verde do esfregão uniforme. Assim criei tons de verde escuro com verde claro. Vejam agora nas próximas fotos algumas árvores já terminada e "plantadas":


Pronto este foi o efeito final o qual eu gostei acho aceitável e todas as árvores ficam diferentes tal qual na vida real cada árvore tem uma forma e um tamanho.

Vejam mais uma foto:


Este método não muito trabalhoso, requer alguma paciência mas também não é complicado.

Podem ver aqui como os pinheiros ficaram na paisagem: http://comboiosn.blogspot.com/2010/12/o-lago.html

Espero com esta mensagem ter ajudado alguém a enriquecer a sua maqueta.

Até breve!!!

1 comentário:

  1. Ola Caro amigo Américo,

    realmente é um processo simples e muito bonito o seu resultado final !!! Bela empreitada !

    Abraço

    Luis

    ResponderEliminar