sábado, 18 de outubro de 2014

A Casa da Aldeia!

Boas e novas, depois de todo este tempo sem colocar nada aqui neste Blog, venho hoje deixar uma mensagem acerca de um investimento do nosso País na cultura: "A Casa da Aldeia" um excelente museu Ferroviário. Á DESCULPEM O QUE PARECE UM MUSEU FERROVIÁRIO AFINAL NÃO É UM INVESTIMENTO DO NOSSO PAÍS NA CULTURA. MAS UMA COLECÇÃO  DE UMA PESSOA NORMAL E QUE NÃO PASSA DE UM ENTUSIASTA DO MUNDO FERROVIÁRIO!!!!
Até porque em Portugal provávelmente nem sequer tem pessoas para visitar tal tipo de sítio (HÉ! HÉ!). Pelo menos é o que eu posso concluir, até porque nos outros países se faz tudo e mais alguma coisa e conseguem ter sempre visitas turísticas tanto estrangeiros, como do próprio país.

Assim mais uma vez devo dizer que fiquei espantado ao visitar esta casa em Valadares. O que lá vi foi algo de fora do normal. Vi a dedicação de alguém a talvez um sonho de vida.

A Casa da Aldeia, não passa de uma habitação com terreno para cultivos. Nesse terreno o dono construiu uma via ferrea com um pequeno comboio que transporta pessoas, nas imagens irão ver do que estou a falar. O mesmo dono construiu estações pontes e etc., algumas das coisas foram até feitas com doações de materiais provenientes de pessoas da CP (se não estou em erro e se percebi correctamente o que foi explicado na minha visita).

Assim vou deixar aqui imagens do que vi, e aconselho aos entusiastas do ferreomodelismo do Sul do nosso país a visitarem este local quando passarem pelo norte de Portugal.


 Fig.-1 Cocheira onde se abrigam as locomotivas e se faz a manutenção

Fig.-2 Comboio cheio de passageiros, e os bilhetes foram gratuítos! UAU!!!

Fig.-3 Experiencia inesquécivel de passear sentado num comboio "miniatura".

Fig.-4 Aproximação de uma ponte ferroviária.

 Fig.-5 Aproximação de um tunel ferroviário, tudo feito ao pormenor.

Fig.-6 O máquinista confirma se os passageiros estão todos bem.

 Fig.-7 Travessia da ponte com aproximação da estação.

Fig.-8 Estação onde o comboio faz serviço gratuito de passageiros.
 Fig.-9 Preparação para uma nova partida.
 Fig.-10 Mais um sinal verde e ai vão todos de comboio.

video
Filme.-1 Pequeno filme em que se pode ter uma ideia do "quintal onde decorre a visita aos comboios" - Uma obra fenomenal.

Agora a parte de que se pode dizer museu, fiz algumas fotos das peças expostas. Como as fotos são interiores e não tinha uma câmara fotográfica, tinha apenas um pequeno telemóvel, as mesmas não estão na melhor qualidade, estão até um pouco tremidas. Contudo serve para divulgar o que vi.









 




  

Uma pequena amostra do que se pode ver naquela casa preciosa. Seguem-se agora fotos da primeira maqueta exposta. Tenho pena de as fotos estarem também tremidas mas os telemóveis com pouca luz deixam a desejar.









Segue-se um pequeno filme da primeira maqueta, pelo menos neste filme consegue-se ver melhor o ambiente desta sala:
video

Agora vem uma segunda sala onde se encontra mais maquetas e diverso material ferroviário em escala HO. Desta sala só tenho disponivel um pequeno filme, pois desisti das fotos. Aliás este pequeno filme teve de ser feito pela minha filha de 10 anos, pois tal era a sua euforia pelo que estava a presenciar que tive de a deixar filmar aquilo.

video


Neste local tem muito mais para ver do que aquilo que aqui estive a partilhar, para além disso a visita é grátis, não se paga absolutamente nada para visitar e como já referi isto é numa casa privada, embora não pareça. Coisas de Portugueses á maneira de Portugal, fiquei pasmado com o que vi.
Deixo o link para visitarem o site da Casa da Aldeia.
Um local a visitar por todos os que gostam de comboios e maquetas ferroviárias.
Até breve... 




Sem comentários:

Enviar um comentário